Projeto de Educomunicação Socioambiental é publicado nos Anais do X Encontro Brasileiro de Educomunicação
- Somos Lagoa
- 19 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

O trabalho “Educomunicação Socioambiental na Lagoa da Conceição” foi recentemente publicado nos Anais do X Encontro Brasileiro de Educomunicação, um dos principais eventos nacionais dedicados à reflexão e ao fortalecimento da educomunicação no Brasil.
A publicação integra o eixo temático Educomunicação nas Políticas Públicas: a urgência da participação social para a cidadania, tema central do encontro, e está disponível em formato digital, com acesso aberto, no portal da ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação).
O estudo aborda os impactos do desenvolvimento urbano acelerado e do crescimento populacional sobre ecossistemas costeiros, com foco na Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC). A partir de uma perspectiva socioambiental, o trabalho discute como práticas de educomunicação podem contribuir para a participação social, a conscientização ambiental e a construção coletiva de soluções para a gestão de territórios sensíveis.
A pesquisa é resultado de uma atuação interdisciplinar, envolvendo áreas como engenharia sanitária e ambiental, biologia, geografia, comunicação e educação, e está vinculada às ações do Projeto de Educomunicação Socioambiental na Lagoa da Conceição, desenvolvido no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Autoria
O trabalho foi desenvolvido por: Gabriela Oliveira Valença,Eduardo Schnitzler Moure,Valentina Müller Piffero,Maria Luiza Dale Mariz de Oliveira,Muriell Bernardo de Macedo,Marcos Gomes Domingues,Maria Eduarda Meira Neves,Paulo Belli Filho eRodrigo de Almeida Mohedano.
Sobre a publicação
Os Anais do X Encontro Brasileiro de Educomunicação foram lançados em dezembro de 2025, em formato de ebook, com ISBN e indexação internacional, consolidando-se como um importante material de referência para pesquisadores, educadores, gestores públicos e profissionais que atuam na interface entre comunicação, educação e políticas públicas.
A publicação do trabalho reforça a relevância da educomunicação socioambiental como ferramenta estratégica para a democratização do conhecimento, o engajamento comunitário e a defesa dos ecossistemas urbanos e costeiros.
📄 Acesse a publicação completa:https://abpeducom.org.br/publicacoes2/index.php/portal/catalog/view/19/19/2802





Comentários